Saúde: Exercício Físico para Fibromialgia.

janeiro 21, 2016

Oi meus amores!

Tudo bem com vocês? Espero que sim!

O assunto hoje é saúde heeeee.... Estou tomando um novo rumo na minha vida, estou cansada de sofrer com dor, mesmo não gostando de fazer exercícios físicos decidi tomar vergonha na cara, porque sei que faz bem!!!! Essa semana comecei uma série de alongamento e exercícios em casa (estou tento orientação, isso é importante!) e trouxe para compartilhar com você.

Quem tem Fibromialgia tem que entender que atividade física é uma das melhores práticas pra quem é portador dessa doença. Porém como realizar tais atividades? Trouxe algumas recomendações, dicas e orientações que podem ser extremamente importante até mesmo pra quem não tem Fibromialgia.

EXERCÍCIOS AERÓBICOS
Imagem retirada da Web.

  • Os exercícios físicos aeróbicos (como caminhar, correr, fazer hidroginástica e andar de bicicleta) são os mais indicados para Fibromialgia. Porém, na Fibromialgia, recomenda-se a realização de tais exercícios numa intensidade de leve a moderada. Uma forma de medir esse esforço é conseguir falar enquanto realiza o exercício.
  • No entanto, começar e continuar é um tanto difícil. Pois as dores podem aumentar, a fadiga pode incomodar e a pessoa pode ser sentir desmotivado. Porém é importante continuar, porque os benefícios são muitos, mesmo levando um tempo de 6 a 8 semanas para aparecerem.
  • É, não é fácil, portanto, uma dica muito importante é começar bem devagar e ir aumentando o ritmo. 
  • Sim, é importante fazer os exercícios diariamente. A recomendação do Colégio Americana de Medicina Esportiva é de 5 a 7 vezes por semana, por no mínimo 30 minutos.
ALONGAMENTO
Imagem retirada da Web.

  • Para realizar o alongamento é recomendado a frequência de 2 a 3 vezes na semana.
  • A intensidade deve ser de médio desconforto. Realizar de 3 a 4 repetições e o tempo na posição deve ser de 10 a 30 segundos.
  • O alongamento deve ser dos principais grupos de músculos do corpo, como pescoço, costas, membros superiores e inferiores.
MUSCULAÇÃO
Imagem retirada da Web.

  • A frequência deve ser de 2 a 3 vezes por semana.
  • Séries de no mínimo, 8 a 12 repetições.
  • Deve-se fazer qualquer tipo de exercício que possa haver um aumento progressivo de carga.
 Lembrando gente que é importante ter acompanhamento médico e se preciso medicamentoso, e sem exageros. E pra quem não acompanhou os outros posts dessa série Saúde é só clicar aqui!

Obs: matéria tirada do site Grupo de Apoio à Pacientes com Fibromialgia.

Estou com um projeto de vida, quero mudar de verdade, e vou estar postando no meu insta pessoal (@nayanesm) tudo o que eu for fazer e o progresso claro. Quem quiser acompanhar me segue lá tá bom?

Então é isso meus amores, espero que tenham gostado e até o próximo post.

Beijinhos...

Você Também Pode Gostar

0 comentários

Quem Escreve

Minha foto

Sou cearense, casada, 28 anos, mãe da cadela Mel. Amo, viajar, fotografia, decoração, ler e escrever. Formada em Radiologia e Web Designer. Espero que gostem, entrem e deixem amor!

Like us on Facebook

No Twitter