5 motivos para deixar de tentar resolver o problema dos outros.

julho 05, 2016

resolver problemas
Eu sei que é bom ser ou achar a solução do problema de alguém, o sentimento de gratificação é muito bom. Mais todos nós devemos tentar resolver os nossos problemas nós mesmos, e deixar os outros resolverem os seus também, porque isso deixa a pessoa mais forte e responsável por seus atos. Pra você entender melhor vamos aos motivos.

Motivo 1 - Você não pode mudar as pessoas.
Primeiro você tem que ter em mente que não é melhor do que ninguém, então consequentemente você não pode mudar a pessoas. Se você entender que não pode mudar a pessoa, entenda também que você não pode resolver os problemas dela. Sabendo que não é pra resolver os problemas dela, deixando que ela mesma faça isso, você não pode julga-la.

Motivo 2 - Os problemas não são tão ruins assim.
As dificuldades precisam existir para que possamos amadurecer. Os problemas nos ajudam a crescer e entender que nada é perfeito, muito menos um mar de rosas.

Motivo 3 - Ajuda não é solução.
Você não pode achar que tem de correr pra resolver a vida dos outros nem que ela peça, mesmo porque isso é falta de amor próprio, você também tem uma vida. Você a ajudando toda vez, ela nunca vai confiar no seu próprio potencial de resolver as coisas e pior, vai ficar dependente. Mesmo porque sua ajuda nunca vai solucionar nada se o problema estiver nela.

Motivo 4 - O resgate pode te afundar.
Um socorrista sabe que na hora do salvamento de alguém se afogando, ele não pode deixar a vítima tomar de conta da situação, porque? Porque pode se afogar, ou afundar, junto. Do mesmo modo quem tenta resolver demais o problema dos outros, pode afundar em problemas que não são seus. E pior, esquece de si mesma.

Motivo 5 - Todos somos diferentes.
Lembre-se: a vida é dela e não sua. Portanto nada de "a vida dela poderia ser melhor se...". É normal queremos ajudar o próximo, ainda mais nesses tempos críticos que estamos vivendo, mas somos diferentes, pensamos diferentes e temos vidas diferentes.

Conclusão: Procure ajudar sim, mais tenha limites, faça somente o que está ao seu alcance e se realmente estiver.
Beijinhos...

Me acompanha nas redes sociais:

Você Também Pode Gostar

16 comentários

  1. Minha mãe é muito generosa, mas por causa do motivo 4 eu sempre a alerto sobre estar bem primeiro com seus problemas pra depois ajudar os outros.
    Gostei do post. Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito e o motivo 2 é um verdadeiro despertar para a realidade

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito e o motivo 2 é um verdadeiro despertar para a realidade

    ResponderExcluir
  4. Muito bom seu post more... um otimo alerta a nos que sempre queremos ajudar ou acabamos colocando os problemas dos outros na frente dos nossos.. devemos dar importância aos nossos primeiro, do q adianta revolver os dos outros se os nossos ainda estão nos deixando de cabelo em pé também.
    Um otimo alerta.
    Bjooos

    ResponderExcluir
  5. Realmente as vezes é dificil ajudar da maneira que gostaria... muito bons os conselhos.

    ResponderExcluir
  6. Realmente as vezes é dificil ajudar da maneira que gostaria... muito bons os conselhos.

    ResponderExcluir
  7. Palavras muito sabias Nay ...de um tempo pra ca eu percebi que o problema dos outros estava me influenciando ... fico naquela de que tenho qe ajudar por q a pessoa " precisa " de mim, e acaba me abalando !! Parabens pelo post amiga .

    ResponderExcluir
  8. Nay eu ajudo quando sou solicitada, assim evito aborrecimentos.

    Beijos,
    www.fernandacoutinho.com.br

    ResponderExcluir
  9. Era o que eu estava precisando ler hoje.
    Obrigada Nay, não podemos salvar as pessoas e nos afundar. Afinal Jesus disse: Ame o próximo como a sí mesmo, então temos que nos amar e cuidar pra poder cuidar de outros.
    Beijos

    Www.rainhacandace.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Amei as palavras... Na nossa ânsia de fazer o nosso melhor por outros, acabamos nos ferrando e nossa saude é a grande prejudicada. No fim a pessoa não é grata e ainda corremos o risco de ouvir que nos intrometemos rs... Mas fazer o que? Ajudar é dever do cristão né? Mas claro, nunca se meter na vida de ninguém!
    Beijinhos... Au Revoir!

    ResponderExcluir
  11. Realmente Nay, o motivo 1 é primordial entender. Às vezes o que no fundo nos motiva a mergulhar nos problemas dos outros é o desejo de mudar a pessoa. Perda de tempo,né? Equilíbrio sempre! Amei o post! Beijos

    ResponderExcluir
  12. Realmente Nay, o motivo 1 é primordial entender. Às vezes o que no fundo nos motiva a mergulhar nos problemas dos outros é o desejo de mudar a pessoa. Perda de tempo,né? Equilíbrio sempre! Amei o post! Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olha depois de muito tempo lidando com pessoas ruins, aprendi o passo 1- Que não podemos mudá-las, foi muito difícil pra mim aceitar isso. E hoje sei que tenho que me adaptar a elas, não que devo concordar com elas, mas me adaptar a fim de não causar problemas!

    https://eisenhoorita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Dicas sao mto boas .. mas eh tao dificil nao se envolver.. vou tentar mais.

    ResponderExcluir
  15. Gostei do post!! Muito bom é díficil tentar ajudar

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Minha foto

Sou cearense, casada, 28 anos, mãe da cadela Mel. Amo, viajar, fotografia, decoração, ler e escrever. Formada em Radiologia e Web Designer. Espero que gostem, entrem e deixem amor!

Like us on Facebook

No Twitter