UMECTAÇÃO: UMA IMPORTANTE ETAPA DO CRONOGRAMA CAPILAR

Hoje existe muitos produtos e tratamentos para ajudar o cabelo a repor o seu brilho, força e maciez. E assim surgiu o cronograma capilar, para quem não sabe o que é cronograma capilar, é uma agenda para o seu cabelo, criada com o objetivo de repor a massa capilar e todos os nutrientes que normalmente perdemos no dia a dia. Se quiser saber mais sobre o cronograma capilar clique aqui.

Essa agenda vai depender da necessidade do seu cabelo. Além da variação na distribuição das etapas, há diferenças no modo de realizar cada uma, e hoje o assunto é a Umectação.
umectacao
O que é Umectação Capilar?
O tratamento é feito à base de óleos vegetais e, além de nutrir, ajuda a recuperar os cabelos danificados e pontas duplas, principalmente, nos fios cacheados que sofrem com o ressecamento natural por conta do formato dos cachos. O procedimento pode ser feito em todos os tipos de cabelos - até os oleosos - e você encontra os produtos em lojas naturais.


Quais os benefícios?
O propósito da umectação capilar é repor os lipídios responsáveis pela oleosidade natural dos cabelos, que acabam sendo extintos diante de fatores externos agressivos à estrutura do cabelo. Quando o fio perde sua umectação natural, o resultado é o aumento do frizz e um aspecto opaco e quebradiço. Portanto, a umectação combate o frizz e deixa o cabelo brilhante.

Como fazer?
Para garantir um ótimo resultado, é importante seguir as orientações para o tratamento. Primeiro, escolha o óleo vegetal de sua preferência e separe uma ou duas colheres de sopa dele – dependendo do tamanho dos seus fios. Com os cabelos secos, sujos ou limpos, passe o óleo mecha por mecha, da raiz às pontas. Sempre massageie bem o couro cabeludo quando estiver aplicando o óleo. Quando já tiver aplicado o produto por todo o comprimento do cabelo, faça um coque ou use uma touca. É necessário deixar o óleo agir nos fios por, no mínimo, uma hora. Durante esse período, é importante massagear o couro cabeludo a cada 20 minutos, porque isso ajuda a estimular o crescimento saudável dos fios. Quando for retirar o óleo, a orientação é lavar os cabelos com um shampoo de limpeza profunda. Você pode finalizar a lavagem com o condicionador de sua preferência, desde que ele seja aplicado apenas nas pontas dos fios. Durante a lavagem, mantenha a temperatura da água fria ou morna. Lembre-se de que a água quente contribui para o ressecamento das madeixas, o que pode comprometer o resultado da umectação capilar. Pelo mesmo motivo, o ideal é deixar os cabelos secarem naturalmente após o banho e suspender o uso do secador. Assim, seus cabelos ficarão macios e brilhosos – de uma forma prática e barata.

O óleo capilar que estou usando é esse da foto abaixo.
Óleo Capilar Babosa Vita Capili Muriel
Ele é um óleo capilar de babosa, promete hidratação profunda e progressiva, me custou R$ 4,70. Estou amando o resultado no cabelo, diminuiu bastante o frizz.

Invista na umectação para devolver o brilho e a maciez do seu cabelo, mantenha um intervalo regular entre cada realização para evitar qualquer efeito negativo e, principalmente, procure conhecer o seu cabelo e as necessidades específicas dele.
Me acompanhe nas redes sociais:
Facebook | Instagram | Twitter | Youtube | Snapchat nane.989

You Might Also Like

13 comentários

  1. Eu faço com óleo 100% vegetal, às vezes uso de coco ou azeite de oliva extra virgem...
    Esses industrial uso na finalização...
    Blog Arrojada Mix

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Alécia, por isso seus cachos são tão lindos. Obrigada pela visita.

      Excluir
  2. Estou precisando muito fazer, meu cabelo está muito seco, amei a dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz sim Larissa trás um ótimo resultado. Obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Eu faço com óleo de coco, na verdade eu durmo com ele no outro dia lavo o cabelo.
    Fica maravilhoso. Costumo usar óleo da fructis da Garnier ou super 8 ou Apaga danos ora finalizar, fica ótimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já usei muito óleo de coco, usei tanto que enjoei o cheiro kkk obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Eu faço com óleo de coco, na verdade eu durmo com ele no outro dia lavo o cabelo.
    Fica maravilhoso. Costumo usar óleo da fructis da Garnier ou super 8 ou Apaga danos ora finalizar, fica ótimo!

    ResponderExcluir
  5. Eu preciso muito fazer, meus cabelos estão bem danificados :(
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre faço umectacão no meu cabelo, uso óleo de coco ou rícino...
    Bjs
    Blog maniasdekellen

    ResponderExcluir
  7. Adoro fazer umectação, já usei todo tipo de produto, hoje uso o óleo de rícino, é muito bom. Ótimas dicas ! Beijos <3
    www.propositofeminino.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Nunca fiz! Preciso ter mais cuidados com meu cabelo rs. Adorei o post, super informativo rs.
    Um beijo e sucesso.

    www.esteticando-se.com

    ResponderExcluir