7 DICAS PARA LER MAIS E USAR MENOS O SMARTPHONE

7-DICAS-PARA-LER-MAIS-E-USAR-MENOS-O-SMARTPHONE

Quando estamos em casa sem fazer nada ou sentado na sala de espera de um consultório médico, é praticamente instintivo pegar o smartphone para dar uma olhadinha nas redes sociais ou tentar passar uma nova fase no jogo favorito. No entanto, é possível contornar todas essas distrações digitais e retomar o hábito e a paixão pela leitura. Vejam como:

Um livro de cada vez
Começar a ler mais livros do que aqueles que é capaz é garantia de que vai criar um bloqueio. Ainda que algumas pessoas consigam ler diversas obras ao mesmo tempo, para quem só agora está a retomar a prática, é preciso evitar essa tentação. O leitor pode ficar intimidado e ficar com a impressão de que a leitura é algo muito difícil e nada prazerosa. Por isso, foque numa única história de cada vez e se não gostar do livro, não hesite em deixá-lo de lado e começar a ler um novo. O importante é ir com calma e manter o interesse pela prática.

Desconecte-se para se dedicar
Se está passando por uma crise de leitura, em que apenas a visão da capa de um livro já o deixa apavorado, então parte desse 'fenômeno' pode estar ligada ao excesso de tempo que você passa online. A internet, apesar das suas memes de gatinhos fofos e de vídeos engraçados, é a maior ferramenta de procrastinação do mundo. Começamos com a intenção de dar apenas uma vista de olhos no Facebook, mas quando nos damos conta já estamos sentados há horas em frente ao computador ou com o smartphone na mão.

Revise os clássicos
Lembra-se do primeiro livro que motivou o seu gosto pela leitura? Provavelmente foi mesmo especial e conquistou a sua atenção com uma boa história. Por isso, quando estiver passando por uma crise de leitura, abra o seu armário, vasculhe as prateleiras e tente encontrar a obra que o inspirou desde o início, para mergulhar na sua história mais uma vez.

Passeie pela livraria
Pode parecer algo muito simples, mas aproximar-se desse universo pode resolver a crise com os livros. Por isso, reserve algum tempo para passear pela sua livraria favorita, tomar um bom café e conhecer as novidades. Depois de algumas horas a admirar as capas dos livros e a conversar com os vendedores, sem dúvida retomará a sua inspiração e gosto pela leitura.

Partilhe o hábito com um amigo
Ler é uma atividade que, geralmente é praticada por uma única pessoa, mas ter uma companhia em momentos de crise pode ser a solução para os seus problemas. Fale com amigos que também estejam a querer ler mais livros e crie um clube de leitura e de discussões literárias. Esta tática estimulará o grupo como um todo.

Ouça o seu livro
Sentar e folhear as páginas de um livro parece-lhe angustiante? Então aposte nos podcasts. Atualmente, estão já disponíveis neste tipo de plataforma prática e barata uma extensa variedade de géneros e que pode ser utilizada em casa, no carro ou até mesmo no smartphone.

Experimente novos gêneros
Apesar de ser apaixonado por uma determinada série de livros, ler as suas histórias diversas vezes pode ser muito cansativo. Para evitar que se canse da leitura e para que também tenha a oportunidade de conhecer coisas novas, tente explorar gêneros diferentes dos que está acostumado. Nesta aventura, pode descobrir uma nova série preferida.

Qual das dicas você mais gostou? Se tem alguma dica compartilha aqui.

Fonte inspiração: Universia

Não perca nenhuma novidade do site, coloque o NM nos favoritos do seu navegador ou clique 👉 Seguir Nayane Martins por Email 👈

Você pode gostar também

8 comentários

  1. Que post MARAVILHOSO. Sério Nayane!
    Esse ano uma das minhas metas é ler mais, e boa parte das suas dicas eu apliquei lá no fim do ano passado, quando estava numa ressaca literária, e posso dizer, tais dicas funcionam muito bem. Atualmente eu consigo me desconectar para ler, e acho ainda mais prazeroso tirar um tempo pra ler do que ficar de bobeira online. Passear por livrarias mesmo, é algo que eu gosto muito de fazer. Uma dica que eu gostaria de compartilhar é visitar blogs literários. Com eles eu sempre conheço novos livros e crio curiosidade por eles. Quando me chama atenção eu coloco o título numa lista de "futuras leituras", já li vários livros muito bons indicados por blogs literários.
    Amei o post. Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que legal...excelentes dicas...eu agora estou ouvindo muita coisa...isso ajuda a ganhar tempo...mas tem coisa que a emoção é maior lendo mesmo...
    Gostei

    ResponderExcluir
  3. Blenda Moura10/27/2017 4:05 PM

    Como influenciadora digital acho meio difícil largar o celular, por isso leio mesmo no aparelho, ótimas dicas, beijos!

    ResponderExcluir
  4. Verdade, as vezes é difícil largar o celular, por isso desligo logo o wifi kkk

    ResponderExcluir
  5. Verdade, o livro é sempre melhor!

    ResponderExcluir
  6. Fico muito, muito feliz que tenha gostado! E também faço como você Leslie, gosto de visitar blogs literários e anotar os livros que me chamam atenção, mais infelizmente não lembrei disso na hora do post kkkk obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir
  7. Vacieni Araújo10/27/2017 4:05 PM

    Ótimas dicas Nay! Tô precisando ler mais, rsrs.

    Bjokas da Vaci :*

    https://blogpapodeesmalte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ler é muito bom. Espero que consiga :)

    ResponderExcluir