DIA DO ORGULHO NERD OU DIA DA TOALHA?

maio 25, 2017

Ao longo de toda esta quinta-feira (25), você vai ver muita coisa sobre o tal Dia do Orgulho Nerd ou Dia da Toalha.

DIA-DO-ORGULHO-NERD-OU-DIA-DA-TOALHA (2)

Na verdade, essa comemoração é tão recente quanto a própria ideia de que nerd é algo legal. É claro que os nerds sempre existiram, mas foi ao longo desta última década que eles assumiram um ponto de destaque dentro do cenário pop e do próprio mercado cultural. Até então, eles sempre foram vistos como aqueles caras estranhos do canto.

E é meio difícil dizer quando exatamente que o jogo passou a mudar. Talvez tenha sido com a explosão dos filmes de herói ou a estreia de The Big Bang Theory. Por conta disso, alguém decidiu criar um dia para reafirmar esse perfil e nasceu o “Dia do Orgulho Nerd”.

Apesar de ser uma historinha muito bonitinha, ela é apenas meio verdadeira. É claro que vai ter muita gente que vai adotar essa versão romantizada para explicar o porquê da data, mas ela é bem mais antiga que todos esses eventos e, também — veja só você —, muito mais nerd.

O Dia da Toalha
Você certamente se deparou com alguém falando que hoje não é Dia do Orgulho Nerd coisa nenhuma, mas Dia da Toalha. E, à primeira vista, não há absolutamente nenhum sentido nessa relação além do fato de que há uma data para comemorar qualquer coisa mesmo. Porém, a verdade é que o tal Dia da Toalha é muito mais antigo e, de fato, é a base do que se convencionou a chamar de Dia do Nerd. E tudo graças a um livro.

O dia 25 de maio foi escolhido para representar o Dia da Toalha em homenagem a Douglas Adams, autor da série O Guia do Mochileiro das Galáxias, que morreu em 11 de maio de 2001. E a sua obra sempre foi um dos cânones da literatura nerd, principalmente ao misturar ficção científica com elementos humorísticos.

Tanto que a própria toalha tem uma relação direta com isso. No livro, Adams descreve o objeto como um elemento fundamental de qualquer mochileiro espacial, podendo ser usado de diferentes formas em vários locais do espaço, o que a tornava um item básico de sobrevivência. Assim, ela virou um símbolo desse humor que marcou seu trabalho e uma ótima forma de se lembrar de sua obra.

A primeira vez que alguém decidiu comemorar o tal Dia da Toalha foi em exatamente 2001, quando membros de um fórum inspirado em O Guia do Mochileiro das Galáxias decidiram fazer uma homenagem prática duas semanas após sua morte: saíram às ruas carregando uma toalha nos ombros ou pendurada na mochila — como um verdadeiro mochileiro.

O Dia do Orgulho Nerd
Já o tal Dia do Orgulho Nerd é algo um pouco mais recente. O primeiro relato de uma movimentação da comunidade geek para reafirmar suas preferências foi em 2006, quando um grupo de nerds espanhóis decidiu mostrar que não tem problema em ser a galera excluída do colégio e que gosta de coisas que ninguém mais gosta.

E a escolha da data foi mais do que simbólica. Eles definiram o dia 25 de maio porque foi nesta data, também em 1977, que estreava Star Wars: Episódio IV — Uma Nova Esperança. E nada pode ser mais nerd nesse mundo do que Guerra nas Estrelas.

DIA-DO-ORGULHO-NERD-OU-DIA-DA-TOALHA (1)

A partir daí, é possível ver como as duas comemorações andam juntas. Além de terem surgido para homenagear eventos que aconteceram quase no mesmo dia, era o mesmo público que celebrava as duas “festividades”. Tudo bem que hoje, com a nerdmania, muito mais gente viu Star Wars do que leu O Guia do Mochileiro das Galáxias, mas essas duas obras sempre foram bem próximas do mesmo grupo por muito tempo.

Mas, independente de qualquer coisa, saiba que o dia 25 de maio é seu. É uma data para mostrar que todo o bully que você sofreu, ou sofre, as piadas que fizeram sobre seus gostos e os momentos de exclusão na aula de Educação Física o transformaram em alguém muito mais forte. Afinal, se teve algo que todo esse mundo nerd nos ensinou é: Não entre em pânico e que a Força esteja com você.

Fonte de pesquisa: Canal Tech

Esse post faz parte de uma blogagem coletiva, clica no seu assunto preferido!
Arrojada Mix sobre Filmes
Miss Neila Rios sobre Séries

Não perca nenhuma novidade do site, coloque o NM nos favoritos do seu navegador ou clique 👉 Seguir Nayane Martins por Email 👈

Você Também Pode Gostar

0 comentários

Quem Escreve

Minha foto

Sou cearense, casada, 28 anos, mãe da cadela Mel. Amo, viajar, fotografia, decoração, ler e escrever. Formada em Radiologia e Web Designer. Espero que gostem, entrem e deixem amor!

Like us on Facebook

No Twitter