SEO | O QUE É, COMO FUNCIONA E COMO USAR?

Estar na internet não é o suficiente para garantir que seu site ou blog consigam um lugar na primeira página do Google: é preciso investir em uma estratégia específica para otimizar os resultados e garantir o alcance de um bom posicionamento. O SEO é a chave para alcançar esse objetivo.

SEO-O-QUE-É-COMO-FUNCIONA-E-COMO-USAR

O que é?
O SEO (Search Engine Optimization), também conhecido como otimização de sites, é rapidamente definido como uma forma de aumentar os acessos do seu site através de um conjunto de técnicas e estratégias que permitem que um site melhore seu posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como Google e Bing.

Como funciona?
Quando se inicia uma campanha de otimização no seu site ou blog, você poderá perceber que a melhora no posicionamento para as palavras-chave do seu negócio é diretamente proporcional à quantidade de acessos que você vai receber, além claro, de gerar também maior visibilidade e um retorno em conversões na página.

Existem diversos tipos de objetivo em um site. Para um blog por exemplo, é que seus visitantes leiam seus posts. Então esses objetivos, que também chamamos de conversão, podem ser muito variados, como cadastro, downloads ou até mesmo cliques em determinadas partes do site. Independente da sua área de atuação e de seus objetivos, a otimização de seu site permitirá que chegue a ele um público segmentado de acordo com suas expectativas. 
Como usar?
Existem alguns detalhes que devem ser levados em conta. Como por exemplo a qualidade do conteúdo, que é um dos principais fatores para o rankeamento no Google. O algoritmo do Google procura identificar conteúdos de baixa qualidade para otimizar os resultados para o público. Ou seja, quanto melhor for o seu contéudo, melhores serão as suas chances de aparecer nas primeiras páginas da pesquisa.

O tamanho do conteúdo também influencia bastante no ranking do Google. Em um artigo lido mostrou que numa pesquisa feita pela Search IQ, a média do tamanho dos conteúdos que apareceram nas primeiras posições eram de aproximadamente 2.500 palavras. Isso porque assim como nós, o Google procure pelos conteúdos mais completos e que esclarecem as dúvidas do leitor. Mas não se assuste com o resultado dessa pesquisa, porque independentemente do tamanho do texto, o leitor vai querer ver no seu artigo todas as suas dúvidas resolvidas, caso contrário ele entrará no link seguinte. E de acordo com o site SEO Blog - Ferramentas, o mínimo de palavras recomendado são 300. 

O título é um dos fatores mais importantes tanto para rankeamento quanto para garantir uma alta taxa de cliques (CTR) no seu conteúdo. Ele precisa ter o mínimo recomendado de 40 caracteres, ter a palavra-chave logo no seu início e ser o mais objetivo possível.

A URL do seu post precisa ser amigável, porque assim será mais fácil o leitor clicar e ser direcionado a sua pagina. Uma URL amigável é realmente relacionada ao título do post, conter a palavra-chave, ser facilmente interpretada. E uma das principais regras de SEO é: nunca atualize a sua URL depois do conteúdo ser indexado.

Otimizar a imagem é algo muito importante, visto que o Google não enxerga do mesmo modo que os usuários. O nome do arquivo deve ser separados por hífes, porque o Google não ler espaços, e claro não esquecer do texto alternativo (alt text), com ele o Google sabe do que se trata a imagem. Muitos especialistas alegam que o alt text deve ser uma descrição literal da imagem, outros afirmam que o ideal é que o alt text seja a sua palavra-chave. Eu costumo usar o título do post, visto que assim consigo seguir as duas opções. E claro, cuidado com o tamanho da imagem, se forem muito pesadas podem comprometer o carregamento da página.

A linkagem interna também deve ser levada em conta. A partir dela, será avaliado a experiência do usuário nos seus posts e para quais outros conteúdos você está enviando o seu leitor. É como se você dissesse: “Olá Google, essas são as páginas mais importantes do meu site ou blog”.

Apesar de não ser um fator que influencia diretamente no rankeamento de uma página, a meta descrição tem como função explicar para o usuário qual é o conteúdo abordado naquela página e, com isso, atraí-lo para a leitura do conteúdo. Para um boa meta descrição você precisa usar a palavra-chave, resumir e induzir o leitor a ler o seu conteúdo, ter aproximadamente 150 caracteres e não enganar os leitores.

O site SEO Blog Ferramentas ajuda na hora de você aplicar as otimizações nos seus posts, portanto usei sempre que precisar.

Obs.: Essa categoria voltou por pedido de uma amiga, a May do Blog May Holanda. Caso também gostem desse tipo de assunto por aqui, me digam nos comentários.

Fonte de pesquisa para o artigo: http://marketingdeconteudo.com/

You Might Also Like

0 comentários